sábado, 21 de agosto de 2010

É preciso estimular a cultura do voluntariado no Brasil

Estou cada vez mais convencido da importância do trabalho voluntário para a sociedade.

É preciso estimular o cidadão de bem a se envolver com a política, a contribuir para o melhor funcionamento da rés pública (república = coisa pública).

Quem pratica trabalho voluntário, seja em qual  área que for, vivencia os prejuízos que a ausência do poder público causa à sociedade.

Aquele que vive o voluntariado de forma verdadeira, dificilmente, no futuro, será capaz de compactuar com a corrupção, a má administração pública, seja por atos ou omissão.

O cidadão de bem, por definição, possui boa índole e senso de coletividade. No Brasil, sem dúvida,a grande maioria da população é assim.

Entretanto, para se formar um país com mais justiça social, é preciso mais do que isso. É preciso despertar nas pessoas o seu protagonismo social e sua responsabilidade cidadã.

E um dos melhores caminhos para realizar esse despertar é através do desenvolvimento nacional da cultura do voluntariado.


Projeto de incentivo ao voluntariado

Conversei com o deputado estadual Alessando Molon (PT) neste fim de semana sobre a possibilidade de se escrever uma emenda à Lei do Voluntariado que atribuisse ao exercício do trabalho voluntário grau de importância no critério de desempate nas disputa entre candidatos a um mesmo cargo público.

O parlamentar mostrou-se favorável à proposta. Molon acrescentou ainda que seria interessante também que, ao completar a maioridade, o cidadão pudesse optar entre o serviço militar obrigatório e o serviço civil obrigatório.