Projeto Jornal do Aluno

Escola Affonso Penna já teve um jornal do aluno...em 1952!

Pelo visto, o jornalismo sempre encantou alunos da AP
É verdade. O "Jornal da Affonso Penna" não é o primeiro períodico da escola. Segundo Jaqueline Deslandes, estudante de Pedagogia da UERJ, que faz trabalho de conclusão de curso sobre esta unidade de ensino, o jornal "O Escolar" (1952) foi o primeiro tablóide da escola feito por alunos.

"Fiquei surpresa ao encontrar este Blog e saber que vocês estão produzindo um jornal! Nas minhas pesquisas, descobri que também existia um Jornal, chamado O Escolar, ano 1952. Não sei por quanto tempo ele ficou atuante, mas é uma notícia que vocês podem até colocar no jornal de vocês, além de pesquisar mais sobre o Jornal que existiu", afirmou a estudante.

Jaqueline disse que tem a cópia de um exemplar de 1958 e que está atrás de outros. Caso algum ex-aluno possua outro exemplar da publicação, por favor, entre em contato conosco que encaminharemos o jornal à estudante.


JORNAL DO ALUNO - 3º passo: Definição da Equipe

Taí a primeira equipe do projeto Jornal do Aluno. Por favor, só não me perguntem o nome de cada um (nem reparem ainda na qualidade da foto). Como vocês podem ver, a adesão à ideia foi grande. Ao todo, 15 estudantes procuraram os professores Arthur e Raul, e eu tive o privilégio de participar da primeira reunião de pauta do jornal, realizada nesta sexta (31/03). Neste primeiro encontro, definimos as editorias, compostas por três alunos cada uma.



Nome será definido nesta semana

Depois de pesquisa realizada na escola, vários nomes foram selecionados para serem escolhidos em votação a ser realizada nesta semana. Entre os escolhidos, estão: Antenado, Jornal da Affonso Penna e outros. Vamos aguardar pra ver o resultado (continua).

 

 

JORNAL DO ALUNO - 2º passo: reunião com alunos (ou Nada é por acaso) 

Nada é por acaso. Logo após apresentar o projeto do Jornal do Aluno para os professores da Affonso Penna tomei conhecimento da existência de uma oficina de talentos que já era realizada há algum tempo na escola. 

Na oficina, os mestres Arthur (História) e Raul (Artes), idealizadores das oficina, ajudam alunos a desenvolver seu potencial criativo através de uma série de trabalhos em Vídeo, fotos, textos, etc. Ou seja, justamente o tipo de atividade que o Jornal do Aluno se dispõe a estimular.

Resultado: os dois abraçaram o jornal com entusiasmo, e a Oficina absorveu o publicação. A proposta é fazer com que a jornal funcione como uma nova etapa da oficina. Nada mais perfeito.


Primeira reunião 

Nesta segunda-feira (28/03), realizamos a 1ª reunião do Jornal do Aluno. Estavam presentes os professores Arthur e Raul, os alunos Gabriel, Yuri, Nicole, Lara e Rosina e o jornalista que vos fala. Outros estudantes já demonstraram interesse e a expectativa é que, já nas próximas reuniões, o jornal possa contar com novos integrantes. Até breve. (Continua). 

 

 

 

JORNAL DO ALUNO - 1º passo: apresentação do Projeto

 

Projetos semelhantes são realidade em outras redes do país
Apresentei nessa quarta-feira (15/03) o projeto JORNAL DO ALUNO aos professores da Escola Municipal Affonso Penna, localizada na Tijuca. Fui ficando entusiasmado à medida que eles se mostravam cada vez mais receptivos à proposta, até porque, caso contrário, seria impossível viabilizar a publicação.

Conversamos por apenas 30 minutos, tempo suficiente para perceber o quanto esses profissionais conhecem bem os alunos e as peculiaridades da rede municipal de ensino. Os professores contribuíram muito com a proposta inicial, redefinindo não só a estratégia de execução, como também ampliando o conceito do projeto.

Eles sugeriram, por exemplo, que estimulemos os alunos a participar da gênese do projeto. A ideia é evitar que eles vejam a proposta como algo que “vem de cima”. Ficou definido, por exemplo, que o nome do jornal será escolhido pelos estudantes, através de uma eleição na escola.  

É cedo para prever o resultado dessa conversa,  mas já podemos parabenizar à coordenadora Henrriete e à diretora Carminha por estarem sempre dispostas a ouvir novas iniciativas. (continua)