Oficina de Jornalismo

5ª Atividade - Exibição de filme

Nesta quinta (02/06), exibimos o filme "O Quarto Poder" aos alunos. A produção trata sobre a espetacularização da notícia, a importância da credibilidade do jornalista e o processo de formação da opinião pública.

O filme reproduz ainda circunstâncias recorrentes do dia a dia do telejornalismo mundial, tais como, o conflito de interesse que envolve a relação entre os proprietários dos canais de tevê e os jornalistas.

Após a exibição do filme, os alunos analisaram reportagens nas quais o trabalho da imprensa teve papel fundamental na defesa da rés pública. 

A ideia é trabalhar com os alunos exemplos do bom e do mau jornalismo e suas consequências.


4ª Atividade - O Lead

Na oficina de hoje (17/05), os alunos aprenderam o que é Lead e a importância deste elemento na matéria jornalística. 

Além disso, os estudantes exercitaram técnicas de redação sob o conceito da estrutura de pirâmide invertida


 
3ª Atividade - A entrevista

 No encontro do dia 10 de maio, a oficina trabalhou o conceito da entrevista. Simulamos uma entrevista com personagens de uma história infantil conhecida por todos: A Chapeuzinho Vermelho. 

Dois alunos voluntários se dispuseram a interpretar a Chapeuzinho Vermelho e o Caçador em uma suposta entrevista coletiva após a morte do Lobo. Os demais alunos foram divididos em três equipes de reportagens e formularam perguntas. 

Cada equipe agora terá que produzir uma página de jornal sobre a matéria. Em breve, exibiremos aqui o resultado.



2ª Atividade: Trabalhando tipos de texto


Na oficina desta semana (03/05), trabalhamos os três principais tipos de textos: narrativo, argumentativo e dissertativo

Os alunos analisaram diversas matérias de jornal e, a partir desse aprendizado, produziram textos sobre os principais acontecimentos do fim de semana.  




1ª Atividade: Um olhar sobre o Fotojornalismo

Na última terça-feira (26/04), foi realizada a primeira atividade da Oficina de Jornalismo na Escola Affonso Penna. A ideia é desenvolver nos alunos noções sobre Processos Comunicacionais e técnicas de redação.

Na aula inaugural, a turma  exercitou o seu olhar sobre o fotojornalismo. Confira abaixo algumas das fotografias debatidas em sala.