quinta-feira, 17 de março de 2011

Projeto JORNAL DO ALUNO - 1º PASSO

Projetos semelhantes são realidade em outras redes do país
Apresentei nessa quarta-feira (15/03) o projeto JORNAL DO ALUNO aos professores da Escola Municipal Affonso Penna, localizada na Tijuca. Fui ficando entusiasmado à medida que eles se mostravam cada vez mais receptivos à proposta, até porque, caso contrário, seria impossível viabilizar a publicação.

Conversamos por apenas 30 minutos, tempo suficiente para perceber o quanto esses profissionais conhecem bem os alunos e as peculiaridades da rede municipal de ensino. Os professores contribuíram muito com a proposta inicial, redefinindo não só a estratégia de execução, como também ampliando o conceito do projeto.

Eles sugeriram, por exemplo, que estimulemos os alunos a participar da gênese do projeto. A ideia é evitar que eles vejam a proposta como algo que “vem de cima”. Ficou definido, por exemplo, que o nome do jornal será escolhido pelos estudantes, através de uma eleição na escola.  

É cedo para prever o resultado dessa conversa,  mas já podemos parabenizar à coordenadora Henrriete e à diretora Carminha por estarem sempre dispostas a ouvir novas iniciativas. (continua)

Nenhum comentário:

Postar um comentário